top of page

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • Julia Nascimento
  • 24 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que todos possuem o direito à liberdade de expressão. No entanto, essa premissa é violada quando dados individuais dispostos na internet são usados para manipular determinado comportamento pessoal. Nesse sentido, o avanço tecnológico e a rapidez com a qual notícias são compartilhadas no meio digital são utilizados como ferramenta de controle social.

Em primeira análise, vale ressaltar que a Revolução Técnico-Científica do século XX foi fundamental para o crescente uso dos meios de comunicação virtuais. Nessa óptica, o capitalismo foi impulsionado em função da influência dessa tecnologia sobre os seus usuários. Sob esse viés, o homem se tornou uma forma do atual sistema econômico alcançar seu principal objetivo: a lucratividade. Isso ocorre devido ao alto poder de consumo fornecido constantemente pelas mídias sociais, as quais manipulam os interesses e a forma de pensar do indivíduo, induzindo-o a consumir mais. Entretanto, tal mecanismo de manipulação vai contra os ideais de Immanuel Kant, os quais diziam que o ser humano não deve ser utilizado como instrumento para se atingir fins lucrativos. Consequentemente, observa-se a discreta perda da liberdade individual de escolha.

Somado a isso, o controle das informações pessoais na internet contribui para a rápida disseminação de determinadas ideologias, muitas vezes, sociopolíticas, a fim de moldar um pensamento comum. Análogo a isso, o filósofo Aristóteles dizia: ‘’o menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança’’. Nessa perspectiva, entende-se que notícias (verdadeiras ou não), atualmente, podem ser espalhadas em uma velocidade incalculável. Desse modo, esse fluxo de compartilhamentos é altamente controlado para influenciar o comportamento pessoal, à medida que é capaz de formar um senso comum, o qual, em maioria, é responsável pela alienação da população.

Fica claro, portanto, que o desenvolvimento da tecnologia e a veloz divulgação de ideias na rede, quando controlados, são formas de manipulação social. Em vista disso, faz-se necessário que o Governo Federal influa a educação digital como ensino obrigatório no currículo escolar. Essa ação deve ser feita pela compra de computadores nas escolas, onde o jovem desenvolve suas habilidades intelectuais, e pela contratação de profissionais de informação que ensinem a importância do uso consciente da internet. Assim, em longo prazo, os indivíduos estarão aptos a reconhecer e desviar dos meios manipulatórios informacionais e poderão exercer plenamente seus direitos garantidos pela Declaração dos Direitos Humanos.


Julia Nascimento (Redação nota 1000 no Enem 2018)



 
 
 

留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page